quarta-feira, 6 de junho de 2012

Verniz - Estético e Funcional

 O acabamento empregado nos instrumentos musicais fazem muito mais do que embelezar o mesmo, tem a função de proteger a madeira contra arranhões, batidas, suor, etc.

 Trata-se de uma das partes mais difíceis na construção, devido ao grande numero de variáveis que deve se observar durante o processo, tais como umidade do ar, poeira, lixamento, espessura da aplicação, etc.
 Tem gente que passa a vida toda trabalhando com verniz e ainda assim afirma que não domina totalmente as técnicas.

 Uma das técnicas mais antigas é o polimento francês, ou Goma Laca como é mais conhecido.
 Muitos Luthiers e músicos defendem que este é o único acabamento aceitável, principalmente para instrumentos de concerto.
 Por formar uma película muito fina, não interfere na vibração da madeira, deixando assim o instrumento com som limpo.
 A desvantagem desta técnica e que sai com muita facilidade, mancha com o umidade e suor, Alem de ser de difícil aplicação.

 Hoje tem se utilizado muito o verniz PU (Poliuretano), e a maioria dos luthiers utiliza o verniz automotivo.
 É a opção mais escolhida pois cria uma película protetora vitrificada, o que protege a madeira e deixa os instrumentos como uma aparência inigualável.
 A desvantagem é que se não bem aplicada interfere muito a vibração da madeira, prejudicando o som

 Pode se utilizar ainda o verniz nitro (Nitrocelulose). Possui as mesmas desvantagens do PU, com mais intensidade e sem o mesmo acabamento.

 Uma boa opção seria aplicar no tampo a Goma Laca, e no restante do instrumento o verniz PU, Assim o som ficaria limpo e o restante belo e protegido.

 Para este instrumento que estamos acompanhando a construção foi utilizado verniz PU Fosco, Foi uma opção pois poderia ter sido o verniz de brilho.

 Foram aplicadas varias demãos finas, com lixamento utilizando lixa 220 entre elas para que os poros da madeira fiquem bem fechados.

 A escala e o cavalete não são envernizados, neste caso o cavalete não foi nem colado ainda. Uma fita protege o local onde ele ficara.

 Tecnologia a serviço da qualidade, lixamento entre as demãos.


 Após várias demãos de verniz o bom e velho multi uso.
 A palha de aço faz um lixamento fino e da um bom acabamento. Alem de mais barato e fácil de encontrar do que os abrasivos flexíveis que existem no mercado.

 Pra finalizar lixamento com lixas 1200 ou mais.


 Como optou-se pelo acabamento fosco, não necessita o polimento.

 Logo postarei fotos do instrumento concluído.

Abçs
Oscar Pavesi

Nenhum comentário: